Seja bem-vindo. Hoje é

Contador único p/ IP

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Desenvolvimento induzido deixará o Nordeste ‘irreconhecível’ em algumas décadas

Quem conheceu o Nordeste pobre e sempre necessitado, vai se surpreender com a região em 15 ou 20 anos, afirmou o presidente Lula nesta terça-feira (14/12) durante anúncio de investimentos da Fiat em nova fábrica no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco. A região ficará “irreconhecível pelo seu alto desenvolvimento” e “não será mais lembrada como a parte pobre do País”, afirmou.
A Fiat vem para cá porque ela está enxergando que o Nordeste é a região que mais se desenvolve no Brasil, que a classe pobre está ficando menos pobre, que a classe média está crescendo e que o Nordeste passa a ser um mercado em potencial extraordinário.
Segundo Lula, todos os investimentos realizados na região são uma forma de reparar um modelo de desenvolvimento ultrapassado, no qual só se apostava nas regiões Sul e Sudeste. Com isso, afirmou, o restante do País ficou relegado a segundo plano, sofrendo com a pobreza, desigualdade social, falta de empregos e de mão de obra qualificada.
A exemplo do que ocorreu em 2008, com o advento da crise econômica mundial, em que foi incentivado o consumo para que a economia brasileira não paralisasse, Lula ressaltou a importância do governo como um indutor de políticas e de investimentos. É essa a “intromissão”, disse Lula, que o governo tem que dar no desenvolvimento, “de ser o indutor do modelo de desenvolvimento que a gente quer para o nosso país”.
Então, companheiros da Fiat, vocês estão investindo aqui no Brasil nas ações mais rentáveis que vocês já investiram. Eu sou grato por vocês terem escolhido o Brasil, grato por terem escolhido o Nordeste e grato por terem escolhido Pernambuco.
O anúncio da Fiat feito nesta terça-feira faz parte do plano de investimentos de R$ 10 bilhões que a empresa já aprovou para o Brasil no período de 2011 a 2014. Os investimentos de R$ 3 bilhões em Pernambuco, para o período, incluem a construção da fábrica, de um centro de pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos e plataformas, além de treinamento de recursos humanos para operar o novo empreendimento. A unidade deverá produzir novos modelos de automóveis desenvolvidos no Brasil e voltados para a demanda do consumidor brasileiro, especialmente do Nordeste, e latino-americano. Ela será projetada para produzir cerca de 200 mil unidades por ano, segundo projeções da Fiat. Ainda segundo a empresa, o polo industrial de Suape deverá gerar aproximadamente 3,5 mil empregos diretos, estendendo sua influência também para outros setores e negócios.
Ouça aqui a íntegra do discurso do presidente:


Nenhum comentário:

Postar um comentário