Saiu no Estadão de domingo, página C4 (clique aqui para ler a matéria), entrevista com José Mariano Beltrame, secretário de Segurança do Rio:
- Quem garante que o tráfico não retoma o controle dos territórios ?
- Eu garanto. Se entrarem com 10, 15 bandidos num morro, eu ponho 500 homens e corro com eles de lá.
- Correr aí é um eufemismo ?
- A polícia não quer matar ninguém, mas ela também não vai pôr a cabeça debaixo da mesa… se não impuserem limites, fica cada vez pior … preciso enfrentar.
- Política de enfrentamento é o nome do jogo ?
- … o Estado tem que se colocar. O Estado é o detentor do monopólio da força. Penso que quanto mais política social tiver (UPPSs– PHA), menos segurança eu preciso. Mas numa área onde estou impedido de entrar, como vou fazer ?
- A chamada ala dos direitos humanos não gosta muito desse discurso.
- Pois o discurso dessas pessoas é que precisa se modernizar. Há anos é sempre o mesmo. A mesma história de mão de ferro do Estado, como se estivéssemos na década de 70… o discurso é unilateral e excludente. Não considera que a polícia é a mesma que faz a UPP, que diminui os índices de criminalidade (*), que tira armas da rua… Em alguns lugares os policiais já participam de casamentos, festas, batizados. Aos sábados, eu mesmo costumo ir com a minha família.
Saiu no Globo deste domingo, na página 19 (clique aqui para ler a matéria):
“Imóveis em favelas com UPP sobem até 400%. Comunidade ocupadas (pelas UPPs) incham, ganham puxadinhos, casas mais altas e até mesmo condomínio informal.”
(As UPPS estão no Jardim Batam, Cidade de Deus, Borel, Providência, Santa Marta, Babilônia e Chapéu Mangueira, Pavão-Pavaozinho- Cantagalo, Morro dos Cabritos, Ladeira dos Tabajaras. Em breve, na Mangueira e na Rocinha. São uma associação do Governo do Rio, da Prefeitura e do PAC da Dilma. (**) Uma miragem, segundo o Farol de Alexandria.)
Por que o Serra não instala uma UPP no Guarujá ?
Por que ele não criou uma Secretaria de Segurança no Estado de São Paulo ?
Por que ele quer declarar guerra à Bolívia e não o tráfico nas baladas de São Paulo ?
Por que o Abadia disse que a melhor maneira de acabar com o tráfico em São Paulo era fechar o Denarc do Serra ?
A UPP é a melhor política que se pratica no Brasil contra o tráfico.
(*) Os números da criminalidade em São Paulo aumentaram no Governo do Inacabado. E olhe, amigo navegante, que os números da criminalidade do Serra têm a credibilidade da lista de livros mais vendidos da Veja.
(**) As UPPs afogaram no rio da Guarda a tese da “remoção das favelas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário