Seja bem-vindo. Hoje é

Contador único p/ IP

segunda-feira, 31 de maio de 2010

A difícil substituição de Arruda como vice de Serra

José Roberto Arruda (ex-DEMos/DF) era o pré-candidato a vice-presidente ideal de José Serra (PSDB/SP).

Se não fosse o mensalão do DEM, seria o candidato natural a vice demo-tucano: era o único governador do principal partido aliado (do DEMos), o único político do DEMos que ainda era "bom de voto", tinha a máquina do governo do DF nas mãos, e ainda contava com um esquema arrecadador de financiamento de campanha. Deixaria o governo do DF nas mãos de um aliado de confiança: Paulo Octávio (DEMos/DF), que seria candidato à reeleição.

Ninguém estaria discutindo nem especulando: a chapa Serra-Arruda seria uma certeza absoluta a esta altura do campeonato.

Arruda era tão completo para Serra, que além de radicado em Brasília, é mineiro de nascença, reforçando a representação no segundo maior colégio eleitoral.

O mensalão do DEM, culminando com a prisão de Arruda, desarrumou a chapa demo-tucana, com Serra na cabeça e Arruda de vice.

Agora Serra está sem vice, e sem opções que agreguem votos ou apoios consistentes.

Aécio quer distância da candidatura à vice. O DEMos quer o cargo, mas não tem nomes. Kátia Abreu (DEMos/TO), espanta o voto dos "verdes", mesmo de direita, que Serra quer cooptar. José Agripino Maia (DEMos/RN) ficou com uma imagem estigmatizada, como um dos políticos mais anti-Lula do Brasil, e não ficaria bem na foto. Rodrigo Maia (DEMos/RJ) pode ser a bola da vez, no mensalão do DEM, por isso é carta fora do baralho. Fala-se até em José Carlos Aleluia (DEMos/BA), mas também não emploga nem os baianos. Talvez um nome baiano mais provável seja ACM Jr (não confundir com o Neto), por ser uma forma de tentar garantir que as antigas bases carlistas se mexam um pouco para pedir votos para Serra.

A convenção do PSDB acontece no próximo dia 12 e os aliados do demo-tucano mostram-se preocupados em ter um nome para apresentar.

Nesta segunda-feira, perguntado pela imprensa sobre o vice, Serra desconversou:

- Não vou falar mais sobre isso. Tudo o que eu falo gera especulação, não tem problema, vai ter uma boa definição...Existe uma angústia do vice muito grande por parte da imprensa, eu pessoalmente, que sou o maior interessado, não estou angustiado. Vamos dar uma boa solução.
O fato é que Serra está como aquele ex-noivo, abandonado na porta da Igreja, a procura de uma nova noiva, mesmo que não goste dela, e que ninguém deseja ser.

Serra sofre por Arruda a mesma amargura dos apaixonados que perderam um grande amor.

Fonte: Amigos do Presidente Lula 

Nenhum comentário:

Postar um comentário