Seja bem-vindo. Hoje é

Contador único p/ IP

sexta-feira, 21 de maio de 2010

E então, Mr. Obama, sua carta não vale mais?

Daqui a pouco vou falar sobre esta ação inacreditável do MP, de novo, contra Lula, com base em subjetivismos incríveis, enquanto Serra faz campanha nas suas barbas. Mas antes, tenho de dar uma notícia sensacional, divulgada agora à tarde: “Obama disse em carta a Lula que acordo com Irã criaria confiança”. A agência inglesa Reuters afirma que teve acesso a trechos da correspondência do presidente norteamericano e que, neles, os termos exigidos pelos EUA para reabrirem negociações com o país islâmico são os mesmos que foram aceitos no acordo deste com Brasil e Turquia.

Trancrevo o despacho da Reuters, literalmente:

Nela (na carta), Obama retoma os termos do acordo que o Grupo de Viena havia proposto no ano passado, cujos principais elementos constam no acerto entre Brasil, Turquia e Irã”Do nosso ponto de vista, uma decisão do Irã de enviar 1.200 quilos de urânio de baixo enriquecimento para fora do país geraria confiança e diminuiria as tensões regionais por meio da redução do estoque iraniano” de LEU (urânio levemente enriquecido na sigla em inglês), diz Obama, segundo trechos obtidos da carta.”(…)

“O Irã continua a rejeitar a proposta da AIEA e insiste em reter seu urânio de baixo enriquecimento em seu próprio território até a entrega do combustível nuclear”, afirmou Obama na carta.

Segundo a Declaração de Teerã, “a República Islâmica do Irã expressa estar pronta a depositar seu LEU dentro de um mês”.

Obama manifestava, ainda na carta, preocupação com a possibilidade de o Irã acumular, no prazo de um ano, estoque necessário para construir “duas ou três armas nucleares”.

“Para iniciar um processo diplomático construtivo, o Irã precisa transmitir à AIEA um compromisso construtivo de engajamento, através dos canais oficiais, algo que não foi feito até o momento. No meio tempo, insistiremos na aprovação de sanções.”

A Declaração de Teerã deixa claro, ainda, que o acordo para a “troca de combustível nuclear é um ponto de partida para o começo da cooperação e um passo positivo e construtivo entre as nações”.

No texto, acrescendo, o Irã assumia o compromisso de enviar os termos do acordo á Agência Internacional de Energia Atômica em uma semana.”

E agora, Mr. obama, vai dar uma de Fernando Henrique e pedir que “esqueçam o que eu escrevi”?

Fonte: Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário