Seja bem-vindo. Hoje é

Contador único p/ IP

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Folha troca “margem de erro” por margem de Serra

Como hoje, mesmo com todo o esforço que mostrei abaixo , não dava para esconder que o Sensus confirmou que Dilma passou Serra nas pesquisas de intenção de voto. Abriu dois pontos e meio – 35,7, contra 33,2% de José Serra.Na anterior, que o PSDB tentou impugnar,Serra ainda aparecia à frente e Dilma (32,7 a 32,4%).

Mas, antes ainda de comentar os detalhes da pesquisa, queria comentar a manchete do UOL, do Grupo Folha, que reproduzo aí ao lado. Quer dizer que agora é empate técnico? Claro que é, se considerarmos que a margem de erro é de 2,2%, e que os resultados, assim, poderiam se cruzar.

Em tese, é verdade. Mas a tese não valeu na última pesquisa em que o Datafolha não tinha “subido ao Serra” e que registrou que a diferença tinhja se reduzido de 14 para 4 pontos, dentro da margem de erro de mais ou menos 2%.
Transcrevo a edição de 28 de fevereiro daquele jornal:
“Apesar do crescimento da petista, é impreciso dizer que o levantamento indica um empate estatístico entre Dilma e Serra. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os dois só estariam empatados tecnicamente em 30% na raríssima hipótese de o tucano estar no seu limite mínimo e sua adversária no limite máximo, segundo a estatística Renata Nunes, do Datafolha.”

Este é o “rigor técnico” do Datafolha e do seu proprietário, o grupo Folha. Tudo por Serra. E aguardem o Datafolha.

No próximo post, analiso os dados da pesquisa, em detalhes.

Fonte: Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário