Amigo navegante mineiro – esses mineiros adoram o Serra – recomendou a republicação de post do Nassif sobre os vícios do Data-da-Folha.
Neste fim de semana vem aí um Data-da-Folha.
O anterior foi a consagração do Serra.
O Serra tinha acabado de lançar-se candidato – clique aqui para ler sobre o “fim do paulistismo na política brasileira” – e, muito a propósito, o Data-da-Folha o consagrou com uma margem superior a 101% sobre a Dilma !
Foi es-pe-ta-cu-lar !
Agora, neste fim de semana, vem outra Data-da-Folha, depois de a Vox Populi e a Sensus , nessa ordem, demonstrarem que a Dilma chegou lá.
Para esta pesquisa do fim de semana, o Blog dos Amigos do Lula já avisou: o Data-da-Folha pode estar a armar um trampo contra a Dilma.
Mas, vamos aos vícios.
Interessante que o Data-da-Folha sempre erra para um lado só.
Qual será ?
19/05/2010 – 15:37
Os vícios da pesquisa Datafolha
Por J
Há vários problemas com o formulário e a amostra da próxima pesquisa Datafolha. Enumero a seguir:
Problema 1: indução na ordem das perguntas
Na estimulada, é apresentado o Cartão 1 com os nomes de José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva, antes de se apresentar o Cartão 2 com os nomes dos 11 candidatos, incluindo os nanicos. Como os nanicos tiram votos de José Serra, o Cartão 1 fixa os nomes de José Serra nos entrevistados, para replicar as intenções de voto em José Serra no Cartão 2. (pergunta do formulário abaixo)
Problema 2: indução na apresentação dos candidatosOs nomes dos candidatos aparecem sem os nomes dos partidos nos Cartões 1 e 2. Como Dilma Rousseff é ainda pouco identificada como a candidata de Lula e do PT, e menos conhecida do que José Serra, a apresentação dos nomes dos candidatos sem os respectivos partidos induz os resultados a favor de José Serra, diminuindo as intenções de voto em Dilma Rousseff.
Problema 3: amostra telefônica
A amostra coletada equivale a uma amostra telefônica do país. Na realização da entrevista coleta-se, necessariamente, o nome e o telefone do entrevistado para a verificação posterior. Entretanto, os últimos dados do IBGE mostram que somente 44,4% dos domicílios têm telefone fixo, e somente 75,5% dos domicílios têm usuários de celular. É uma amostra dos mais ricos.
Domicílios\Domicílios particulares permanentes\Bens duráveis\Telefone fixo convencional, existência
Domicílios N %
Tem 25.561.358 44,4%
Não tem 31.995.782 55,6%
Total 57.557.140 100,0%
PNAD 2008
Domicílios\Domicílios particulares permanentes\Bens duráveis\Telefone celular, existência
Domicílios N %
Tem 43.447.709 75,5%
Não tem 14.109.431 24,5%
Total 57.557.140 100,0%
IBGE
www.ibge.gov.br
Fonte: Conversa Afiada
Nenhum comentário:
Postar um comentário