quarta-feira, 23 de junho de 2010
Campinas pode se tornar um grande centro de logística, diz Dilma
A candidata do PT, Dilma Rousseff, afirmou hoje, em entrevista para Rádio Band AM, que Campinas pode se tornar um centro de logística do país, quando o Trem de Alta Velocidade (TAV) for implantado e o aeroporto de Viracopos for ampliado.
Os aeroportos de Viracopos, em Campinas (SP), e de São José dos Campos (SP) são, segundo estudos do Ministério da Defesa citados por Dilma, os dois com mais chances de substituir Congonhas e Guarulhos como centros de operação para os vôos nacionais e internacionais.
“Viracopos é absolutamente adequado. Viracopos tem área [disponível], é perto de São Paulo, dista no máximo 100 quilômetros de São Paulo. E Campinas como eu disse pode ser concebida como um dos grandes pontos de logística do país”, salientou.
Questionada sobre a possibilidade de construção de um novo aeroporto em Caieiras, na região metropolitana de São Paulo, Dilma disse desconhecer o projeto. Segundo ela, o Ministério da Defesa considera que a melhor opção para desafogar Congonhas é ampliar Viracopos ou o aeroporto internacional de São José dos Campos, porque as duas cidades devem ser interligadas pelo Trem de Alta Velocidade.
“[Quando] se levantou a possibilidade de um terceiro aeroporto, apareceram várias propostas e não lembro se tinha essa proposta em Caieiras. O que foi descartado é que, nessas propostas que o Ministério da Defesa apresentou, não se considerava possível do ponto de vista logístico. Achavam melhor a ampliação de Viracopos e inclusive nos últimos tempos também a utilização do aeroporto internacional de São José dos Campos, porque é uma área ainda preservada no sentido de não ter habitações no entorno e poderia significar facilidade na medida que tenha o Trem de Alta Velocidade”, explicou.
Dilma lembrou ainda que o aeroporto de Guarulhos não pode receber uma nova pista porque o entorno do local está ocupado por habitações e empreendimentos, o que torna o custo com desapropriação muito elevado. Apesar disso, ela afirmou que é possível construir um novo terminal de passageiros.
Fonte: Dilma na Web
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário