Seja bem-vindo. Hoje é

Contador único p/ IP

sábado, 30 de outubro de 2010

Cenas simbólicas de duas campanhas simbólicas e o comportamento das mídias


Dois presidentes, ambos cumpriram dois mandatos. Um terminou seu governo há oito anos,  o outro daqui a dois meses deixa o poder.
Um foi flagrado por um jornal da mídia velha fazendo campanha para o seu candidato em uma passeata em São Paulo, capital, o outro encerrando a campanha de sua candidata em Recife, Pernambuco, estado onde ele nasceu, não mereceu o mesmo tratamento.

Segundo a Folha, o  ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não conseguiu caminhar  700 metros do percurso  originalmente planejado pelos organizadores da passeata: 1,5 km entre o Largo de São Francisco e a praça da República. Teve de abandonar a ‘tumultuada’ caminhada pró-Serra promovida pelo PSDBlo depois de perder a sola dos seus dois sapatos.
Falta de hábito? Não. Segundo FHC “É bom gastar sola de sapato em campanha, né?” Andou 700 metros. Depois das solas descoladas seguiu para seu instituto, o iFHC, também no centro de São Paulo. Quando a Folha perguntou  sobre sua participação na campanha de José Serra (PSDB), ele responde que fez “tudo que o Serra pediu”.
Quando examinamos a primeira foto da caminhada de FHC podemos ver os figurões do PSDB e do DEM: o governador eleito Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito Gilberto Kassab (DEM). O atual  governador Alberto Goldman (PSDB), segundo a mesma Folha “discursou a cerca de três metros da escadaria do prédio da Secretaria de Estado da Educação” e chegou  a ficar alguns minutos na escada, com adesivos de Serra, mas saiu do prédio quando foi alertado sobre a ilegalidade de se  fazer campanha em prédios públicos. Impressiona o fato de o governador desconhecer que é ilegal fazer campanha  em prédios públicos e, segundo denúncias da Rede Brasil Atual, havia outras ilegalidades denunciadas pelos servidores públicos, intimados a participar da caminhada.
Ainda de acordo com a Folha a Polícia Militar informou que na passeata tucana cerca de 3.000 pessoas estiveram presentes na praça da República.  Isso porque os petistas fizeram uma grande publicidade gratuita desta passeata. A filósofa Marilena Chauí chegou inclusive a fazer um apelo no Ato da USPsobre os riscos de confusão organizada para  culpar petistas. Mas as confusões ao longo da caminhada vieram dos próprios organizadores: seguranças e jornalistas chegaram a se agredir e também houve confusão entre os próprios seguranças que escoltavam as autoridades presentes, de acordo com a Folha.
Falta povo nas fotos de São Paulo, sobram figurões. Corta a cena.
Vamos para Recife no mesmo dia (29/10/2010). Lá, chovia cântaros e o presidente Lula seguiu para uma  passeata. Advinhem? Lula arrastou 100 mil pessoas às ruas da capital. Perguntem-me: foi manchete nos jornalões? Não. Foi manchete nos portais dos jornalões? Não. Tinha fotos nos jornalões? Não.
A primeira das fotos abaixo consegui do @dilmanarede, única foto parece-me  ue mostra Lula antes de subir no carro para ser acompanhado pela multidão de cem mil pessoas.  A segunda foto é do IG que, além do Terra e dos jornais locais de Pernambuco, não escondeu o fato de nosso presidente ser amado pelo povo.

Lula arrasta 100 mil pessoas e é aclamado nas ruas do Recife
29/10/2010
Em desfile em carro aberto realizado nesta sexta-feira (29), no centro de Recife, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi recepcionado em sua terra natal para o último evento da campanha pró-Dilma antes do segundo turno das eleições.
Segundo estimativa da Polícia Militar de Pernambuco, mais de 100 mil pessoas acompanharam a passagem do petista pela cidade. Durante o trajeto os militantes gritaram: “Lula guerreiro do povo brasileiro”, uma referência a um coro feito para o ex-governador Miguel Arraes – avô do governador reeleito, Eduardo Campos – quando ele voltou do exílio.
Ao final da caminhada, o presidente Lula não falou com a imprensa, mas o senador eleito Humberto Costa (PT) disse que o presidente ficou emocionado com a caminhada. “Ele (Lula) estava muito emocionado com esta vinda a Pernambuco, sua terra natal. Ele disse que estava terminando a campanha neste local como uma homenagem a Miguel Arraes, o único político que ele veio recepcionar pessoalmente após o exílio”.
Durante todo o percurso, Lula enfrentou a chuva que caía na cidade. Militantes e populares também continuaram ao lado do carro, acenando para ele. No início do trajeto, o presidente utilizou um chapéu branco de vaqueiro – apetrecho peculiar nordestino. Uma bandeira do Brasil também foi lhe dada e ele exibiu algumas vezes durante o percurso. Já no final do evento, quando o cortejo passava sobre a Ponte do Duarte Coelho, no centro de Recife, os militantes cantaram “Parabéns para Você” para o petista, que fez aniversário na última quarta-feira (27).
Lula seguiu de Recife para São Paulo, onde acompanha o debate entre presidenciáveis que será realizado na noite desta sexta-feira pela Rede Globo.
Para encerrar, dá um pulo no blog do Esmael MoraesDepois me diga:  você leu ou viu a notícia que o jornalista Esmael dá sobre a passeata pró-Serra hoje no Paraná (lembre-se o candidato tucano foi eleito no primeiro turno naquele estado).
O silêncio na velha mídia é também muito revelador, não é mesmo?
Fonte: Maria Frô

Nenhum comentário:

Postar um comentário