Seja bem-vindo. Hoje é

Contador único p/ IP

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Demo-tucanos paulistas privatizam leitos hospitalares do SUS

É jeito de governar demo-tucano:

Doença? Coisa de pobre!

Saúde? Coisa de rico!

A maioria demo-tucana da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou o projeto de lei elaborado pelo governo de José Serra (PSDB/SP), que autoriza os hospitais públicos administrados por ONG's/OSCIP's de todo o estado a destinarem até 25% de seus leitos para clientes de planos de saúde particulares.

É a privatização de 25% dos hospitais paulistas para os planos de saúde. 

Os 20 hospitais estaduais que são gerenciados por organizações do terceiro setor, terão uma cota de 25% leitos mercantilizados, como um hospital privado que faz convênio com planos de saúde.

Os pobres que só tem o SUS como opção, e que já penam para conseguir vagas de internação, perderão 25 vagas em cada 100 existentes.

Já os planos de saúde ganham, de mão beijada, uma rede de atendimento pronta e equipada com dinheiro público, embolsando o dinheiro na forma de lucro, que teriam que investir para ampliar uma rede privada.

Para piorar, o governo de São Paulo diz que a mudança só valerá para as unidades especializadas e de alta complexidade, ou seja, aquelas que a população mais pobre tem mais dificuldade de acesso.

Detalhe: qualquer cidadão brasileiro (rico ou pobre, com ou sem plano de saúde) pode ter acesso a qualquer unidade e tratamento do SUS. E o SUS já tem o direito de cobrar ressarcimento da operado quando o paciente tem plano de saúde. A questão inaceitável é criar uma fila para pobres do SUS e outra fila para ricos dos planos de saúde, com atendimento diferenciado e "VIP" na rede pública. (Com informações do Portal Terra)


Fonte: Amigos do Presidente Lula

Nenhum comentário:

Postar um comentário