Seja bem-vindo. Hoje é

Contador único p/ IP

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Fiat negocia fábrica de automóveis em Pernambuco--fonte

RECIFE/SÃO PAULO (Reuters) - A Fiat está negociando com o governo de Pernambuco a instalação de sua segunda fábrica de automóveis no Brasil, que seria a terceira do grupo de veículos na América Latina, afirmou à Reuters uma fonte próxima do governo estadual nesta quinta-feira.

A montadora italiana está negociando a instalação da fábrica no complexo industrial do porto de Suape, na cidade de Ipojuca (PE), afirmou a fonte, que falou sob condição de anonimato. Um anúncio do investimento deve ocorrer no próximo dia 14, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz uma visita ao Estado.

Procurada, a assessoria de imprensa da montadora preferiu não comentar sobre a eventual instalação de uma nova fábrica no Estado, afirmando apenas que "a Fiat e o governo de Pernambuco estão mantendo negociações em torno de possíveis investimentos no Estado".

A negociação acontece em um momento em que a montadora italiana tem sua capacidade de produção no Brasil praticamente tomada e em meio a uma série de projetos de instalação de novas fábricas de marcas asiáticas no país, como a chinesa Chery, a japonesa Toyota e a sul-coreana Hyundai.

A principal unidade de produção de automóveis da Fiat no Brasil e fora da Itália fica em Betim (MG), com capacidade de cerca de 800 mil veículos por ano. A outra fábrica de carros da companhia na América Latina fica em Córdoba, na Argentina.

Até recentemente, executivos da montadora vinham afirmando que uma alternativa para a expansão da companhia no Brasil seria aproveitar capacidade produtiva não utilizada em Córdoba.

O grupo Fiat anunciou recentemente plano de investimento de 10 bilhões de reais no Brasil até 2015, volume de recursos que inclui automóveis, autopeças e máquinas agrícolas. Do total de investimentos, 70 por cento será destinado à área automotiva da empresa, que apenas em 2011 prevê 20 lançamentos entre novas versões e modelos.

Em março, o grupo inaugurou no Estado de São Paulo a maior fábrica do mundo da Case New Holland, unidade de máquinas agrícolas da Fiat, após investimentos que consumiram 1 bilhão de reais.

A Fiat mantém liderança no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves há vários anos. De janeiro a novembro, a montadora registrou uma participação de 22,95 por cento nesses segmentos, com vendas de 681.068 veículos.

(Por Bruna Serra e Alberto Alerigi Jr.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário