![]() |
Número de civis mortos no Afeganistão em 2010 cresceu em relação a 2009 |
Segundo a revista, essa seriam apenas algumas das cerca de 4 mil fotos e vídeos e apreendidas por investigadores do Exército americano.
Elas teriam sido tiradas em 2010 por uma unidade que se intitula “a equipe da morte”, que é considerada “rebelde” pelas Forças Armadas.
Corte marcial
Em nota, o Exército qualificou as fotos como “repugnantes” e afirmou que elas estavam sendo usadas como provas em uma corte marcial.
De acordo com a revista, quem está sob julgamento é o soldado Jeremy Morlock, identificado em uma das fotos. Ele é acusado de assassinato premeditado de três civis.
Ele teria se declarado culpado e seu julgamento deve ser encerrado na quarta-feira. Outros sete soldados de sua unidade também foram acusados de crimes como lançar granadas e abrir fogo contra civis desarmados e desmembrar as vítimas.
Segundo o correspondente da BBC em Cabul Paul Wood, as imagens devem aprofundar as tensões entre o governo afegão e a população de um lado, e as forças de coalizão lideradas pelos EUA, do outro.
Wood afirma que a morte de afegãos por militares estrangeiros costuma causar mais revolta na população do que os assassinatos do Taleban.
Um número recorde de civis foi morto no Afeganistão em 2010: mais de 2.700 – um aumento de 15% em relação ao ano anterior.
![]() |
Mortes de civis causam insatisfação entre afegãos |
O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, disse neste domingo que o pedido de desculpas americano pela morte de nove crianças afegãs “não é suficiente”.
As crianças de até 12 anos morreram em um ataque aéreo perpetrado pela Otan (aliança militar ocidental) na última terça-feira. Elas foram confundidas com insurgentes.
O comandante americano das tropas da Otan, general David Petraeus, pediu “profundas desculpas” pelo ocorrido.
Mas Karzai emitiu comunicado dizendo que “o povo está cansado disso, e desculpas não estão curando as feridas”. Também alegou que “as mortes de civis são a principal causa da piora das relações entre o Afeganistão e os EUA”.
Karzai é aliado do Ocidente, mas suas relações com os EUA e com os países da Otan são maculadas por acusações de corrupção envolvendo o governo afegão e pelas constantes mortes de civis na guerra, o que causa profunda insatisfação da população local com a presença de tropas estrangeiras.
Protesto
Neste domingo, outros 12 civis – incluindo cinco crianças – morreram após a explosão de uma bomba próxima a uma estrada no leste do país.
E centenas de pessoas protestaram em Cabul contra as mortes de civis provocadas pela Otan e pelo Talebã.
A correspondente da BBC Jill McGivering relata que Washington tem ciência da insatisfação da população afegã e prometeu poupar civis. A Otan alega, por sua vez, que a maioria das mortes de civis afegãos em 2010 foi causada por ataques do Talebã, e não por tropas ocidentais.
Fonte: BBC Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário