Seja bem-vindo. Hoje é

Contador único p/ IP

quarta-feira, 23 de março de 2011

Mais uma “barriga” dos sabidos da economia


Comentei aqui que a matéria publicada hoje emO Globo era puro lobby de Roger Agnelli para permanecer como “Imperador da Vale”.  O “mercado” – ah, o mercado… – estava abaladíssimo, as ações da empresa cairiam vertiginosamente, os invesitdores iriam….
Como os investidores usam e abusam dos “analistas econômicos” mas não lhes dão a mínima, a queda virou alta. As ações preferenciais da Vale subiram 1,48 por cento.
Ou a coluna de Miriam Leitão, que previu hoje que a Vale está prestes a ser devorada pelo governo, que iria fazer dela o paraíso do empreguismo e da ineficiência, não foi lida pelo mercado ou, o que é mais provável, foi recebida com a alegria de poder comprar barato dos incautos que acreditam que é dito ali.
Hoje, o deputado Mendonça Filho, do DEM, pediu o comparecimento do ministro Mantega à Camara para explicar o que ele chama de “intervenção” do Goperno na Vale. Vou tentar apresentar, junto ao requerimento dele, outro, pedindo ao Imperador Agnelli para explicar como é que ele se perpetua há uma década no comando de uma empresa que está em dívida – e astronômica – com o desenvolvimento de nosso país.


lobby do Globby quer salvar o imperador da Vale



Talvez o jornalista devesse procurar os rastros desta fritura ali, bem pertinho, no próprio jornal que publica seus artigos.
Não merecem outro o nome coisas como a que se publica hoje no jornal, apoiada em fontes etéreas e em expressões vagas como “seria”, “teria” ou “a leitura é que” sobre o descontentamento da Presidenta Dilma Rousseff com a ação de Mântega  ao buscar uma solução para a substituição de Roger Agnelli na presidência da Vale, que será escolhida dentro de um mês.
Que o Governo não gosta da forma que Agnelli  conduz a Vale, é coisa que até as pedras da calçada sabem.

Não gosta porque ele prefere turbinar a exportação de minério bruto apenas, com baixo valor agregado, enquant só a fórceps coloca dinheiro na siderurgia.
Não gosta porque ele privilegia as compras – sobretudo as de embarcações – no exterior, em lugar de encomendar aqui.
Não gosta porque ele não alinha a empresa ao projeto de desenvolvimento nacional, no qual a Vale, por seu tamanho, seu papel estratégico e sua presença nacional deveria ser um do eixos impulsores.
Se a Vale fosse uma empresa apenas do “Seu Zé” ou do “Seu João”, não caberia que o Governo estivesse em busca de uma solução para seu comando.
Mas a Vale não apenas foi vendida num ato de lesa-pátria por FHC – com o estímulo de Serra – por um valor irrisório, como foi entregue numa composição onde os recursos públicos, via BNDES e Previ, sustentaram a entrega do controle da empresa ao Bradesco, de onde vem o Sr. Agnelli.
Que se eterniza, há 10 anos, no comando da empresa e com a empáfia dos todo-poderosos, quer peitar o próprio Presidente da República, como fez com Lula.
Agora, vaza para a imprensa os diálogos de Mântega com seu patrão, o presidente do Bradesco, Lázaro Brandão. E diz que a Presidenta está desagradada pelo fato de o Ministro estar fazendo exatamente o que ela determinou e, aliás, cumprindo a lei.
Porque, pela Lei Complementar 109, cabe à empresa patrocinadora de fundo de pensão (no caso da Previ, o Banco do Brasil) e ao ente controlador desta (no caso, o Ministério da Fazenda) aprovar acordos de acionistas que impliquem no controle de empresas.
Agnelli é o Imperador da Vale, auto-suficiente e inamovível. Merece o título de Agnelli I, o Eterno.
Agnelli, como O Globo, julga-se o Rei do Brasil.
Fonte: Tijolaço

Um comentário:

  1. BRASIL,PAIS MAIS RICO QUE EE UU, ESTA AINDA LA EMBAIXO ...MUTO ABAIXO DE PAISES DE MENOS RECURSOS.. POUCO MAIS QUE MISERÁVEL...E SO VER AS PRAÇAS DE SP, RIO, ETC. AQUI NAO TEMOS FURAÇÕES, TERREMOTOS,NAO TEMOS NEVE DURANTE 1/2 ANOQUE PARALIZA A ECONOMIA NO CAMPO, GENTE DOS MAIS VARIADOS LUGARES DO MUNDO...ETC..TUDO DE BOM. PORQUE ESTAMOS AINDA ASSIM? SOMENTE PELA CLASSE POLITICA CORRUPTA....VC ESCUTARAM FALAR DO MENSALÃO PATROCINADO PELO PT COM A VÉNIA DO LULA? VC VIU ALGUM POLITICO NAO FICAR RICO SEM NUNCA TRABALHAR POR CONTA PRÓPRIA....CONHECE O SARNEY, FUNCIONÁRIO PÚBLICO TODA A VIDA...MAS QUE MONTOU UM IMPERIO....COM QUE? SEU Q.I. ..NADA DISSO.
    SE TIVESSEMOS POLITICOS + OU - BONS, COM MORAL, ESTARIAMOS NO TOPO DOS PAISES RICOS.
    A PETROBRAS NAO DA PREJUIZOS, PORQUE COM O PREÇO MONOPOLICO QUE TEM,COLOCA O LUCRO ACIMA DE TUDO O QUE MAL GASTA.

    E AGORA QUE A VALE PASSOU A SER DE UMA SIMPLE ESTATAL PARA A MAIOR DO MUNDO...PORQUE NÃO TEVE INGERENCIA DE POLITIQUEIROS, SINVERGONHAS COMO O FAMOSO PT, QUE IA VARRER A CORRUPÇÃO DO PODER, TORNANDO-SE UMA CORRUPÇÃO ORGANIZADA E PLANEJADA DESDE ACIMA, QUEREM QUE VOLTE PARA O OSTRACISMO QUE TEVE NO PASSADO COM DINHEIRO DE TODOS OS BRASILEIROS.
    VAI TIRAR A JUBA LEÃO DE CIRCO !!!!

    ResponderExcluir