Seja bem-vindo. Hoje é

Contador único p/ IP

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Lula: 'Todos brasileiros são do povão'



O ex-presidente Lula comentou  em Londres, nesta quinta-feira, as recentes declarações de Fernando Henrique Cardoso. Em artigo publicado nesta semana, FHC escreveu que se os tucanos continuarem tentando dialogar com o "povão", acabarão "falando sozinhos". Na opinião dele, o PSDB deve investir "nas novas classes médias".

Para Lula, as afirmações foram incompreensíveis. "Eu, sinceramente, não entendi o que ele quis dizer. Nós já tivemos políticos que disseram preferir cheiro de cavalo do que de povo. Agora, tem um ex-presidente que fala para não ficar atrás do povão, esquecer o povão", disse o petista, citanto declaração do general João Batista Figueiredo, o último presidente durante a ditadura militar.

Lula foi além, e disse: "Não sei como alguém que estudou tanto, depois diz que quer esquecer do povão. O povão é a razão de ser do Brasil. E do povão fazem parte a classe média, a classe rica, os mais pobres, porque todos são brasileiros".

Oposição

Lula disse que o PT saiu ainda mais fortalecido das últimas eleições e que isso está incomodando a oposição. No entanto, ressaltou que isso faz parte do processo democrático e lembrou que também já esteve do lado enfraquecido. "O governo não engoliu a oposição. O que aconteceu é que ele saiu mais forte do processo eleitoral. Mas isso é assim mesmo. Eu já fui oposição com apenas 16 deputados. Ou seja, também já fui pequeno"

Lula ainda declarou que "a oposição precisa saber que o povo brasileiro não aceita mais uma oposição vingativa, com ódio, negativista. O que o povo brasileiro quer é gente que pense com otimismo no Brasil. Afinal de contas, a gente conquistou um ponto de auto-estima que não pode recuar mais. E é isso o que a oposição não compreende".

Discurso

Lula discursou nesta manhã na capital do Reino Unido para investidores e acionistas do Grupo Telefonica. Durante o evento, Lula destacou as oportunidades de investimento na América do Sul e o desempenho da economia brasileira nos últimos anos.

Sobre a escalada da inflação, o ex-presidente disse não estar preocupado e destacou que a meta de 4,5% estabelecida em seu governo prevê margem de erro de dois pontos para cima ou para baixo. "Por isso estamos dentro da meta e a presidenta Dilma já tomou as medidas para controlá-la. Não tenho medo que a inflação volte", garantiu.

Lula deixa a capital britânica no início da tarde de hoje com destino a Espanha. No país, ele recebe o prêmio Libertad na sexta-feira. Na sequência, terá encontros privados com o presidente do Grupo Telefonica, Cesar Alierta, e com o primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero. Ele fica em Madrid até sábado e vai acompahar a partida entre Real Madrid e Barcelona, no estádio Santiago Bernabéu, pelo Campeonato Espanhol. Lula embarca de volta para o Brasil na mesma noite.

Fernando Henrique Cardoso pede para PSDB deixar de lado ‘povão’ . É o partido da massa cheirosa em ação
Fernando Henrique Cardoso apareceu  mais uma vez na mídia nesta quinta-feira. Agora, ele se diz espantado com o tamanho da repercussão de seu artigo. Agora, ele diz,   que "não disse o que ele disse".E adverte: "Também existe, um ‘povão’ nessa nova classe média" que o PSDB quer conquistar.


O jornalista Luix Carlos Azedo, escreveu, sobre a reação de FHC; O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em artigo caudaloso, tenta agir como um bom pastor ao ver as ovelhas desgarradas: reunir o rebanho, afastar os predadores e conduzir sua criação ao pasto farto e seguro.

Publicado em uma revista, o artigo tenta, de certa forma, definir também a nova classe média como o novo rebanho a ser pastoreado pelo PSDB. Dá como perdida para o PT e seus aliados no governo Dilma Rousseff a população mais pobre do país.

Segundo o ex-presidente da República - cujo legado não foi defendido nem pelo ex-governador José Serra, nem pelo governador Geraldo Alckmin, ambos paulistas -, as realizações de seu governo seriam o maior acervo patrimonial dos tucanos, mas isso é insuficiente para conquistar novos adeptos.-- FHC, propõe ao PSDB gastar menos energia com ‘povão’ e priorizar a nova classe média

O artigo de Fernando Henrique Cardoso é um pouco a resposta às críticas que vêm recebendo do seu ex-ministro e tesoureiro de campanha Luiz Carlos Bresser Pereira (foto). Economista do primeiro time da Fundação Getulio Vargas, um dos principais ideólogos tucanos, Bresser se desfiliou do PSDB depois de uma releitura das teses de FHC sobre a teoria da dependência e um balanço do governo tucano. Em síntese, avalia que o PSDB e seu guru não têm um projeto nacional.

Discorda

O ex-governador Aécio Neves fez uma leitura à mineira do artigo de FHC. O senador tucano concorda com muita coisa, mas discorda do fundamental: de que o PSDB deva se fixar no eleitorado de classe média e deixar de lado o povão. Segundo ele, em Minas, o povão sempre apoiou os tucanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário