Seja bem-vindo. Hoje é

Contador único p/ IP

terça-feira, 7 de junho de 2011

Dilma a Chávez: queremos paz e crescimento na AL




Posto aí em cima o discurso de 12 minutos* de Dilma Rousseff na visita de Hugo Chávez ao Brasil.
“O tempo em que nós vivemos colocam desafios fortes, desafios em todas as áreas, na economia, política,na cooperação internacional, desafio cientifico e tecnológico e, sobretudo, no plano social. Nós queremos promover as condições de vidas de nossos países”, disse Dilma, antes de falar no intercâmbio comercial crescente entre os dois países, que teve  um crescimento, em 2010, de 43%. A presidenta destacou que a relação comercial só tem importância quando “ambos ganham”, ou seja, o comércio somente tem força quando os países se beneficiam.
-Durante séculos o nosso olhar esteve voltado para centros distantes da nossa realidade. Nossos portos e nossas cidades litorâneas cresceram, enquanto o interior da América do Sul permaneceu adormecido, disse Dilma, para acrescentar, logo depois: “nossos países estão ligados não só pela geografia e pela convivência harmoniosa e pacífica. Também nos une a determinação de fazer do espaço sul-americano uma zona de paz, de democracia, cooperação e crescimento econômico, com inclusão social e respeito aos direitos humanos.”
* De novo, faço questão de incluir a duração do vídeo, como forma de deixar registrada a insatisfação com o que a assessoria do Planalto faz, colocando na internet apenas a gravação bruta dos eventos nos quais Dilma participa. O resultados são vídeos longuíssimos – o original deste tem 50 minutos -, cheios de introdução que vão do primeiro ao último “excelentíssimo” que acabam não sendo assistidos por quase ninguém. O original deste aí, depois de quatro horas, não tem nem 100 visualizações. Daí, sem meios técnicos, nós, blogueiros, temos de baixar um vídeo pesadíssimo, editar de forma mambembe e disponibilizar na rede.


A cegueira da mídia brasileira




A imprensa brasileira, às vezes, parece ter o nível de inteligência do ex-senador Tasso Jereissati, aquele que queria impedir a Venezuela de entrar no Mercosul por simples ódio ideológico do Presidente Hugo Chávez, esquecendo-se que o país vizinho é, hoje, um dos melhores parceiros comerciais do Brasil.
Hoje, no noticiário sobre a chegada de Hugo Chávez ao Brasil mistura isso com a crise em torno do Ministro Palocci. Até o abraço e o “fuerza, fuerza” que Chavez deu a Palocci ao desembarcar vira notícia.
Mas será que Chávez veio ao Brasil para dar “força” a Palocci?

Bom, para saber o que ele vaio fazer, em lugar de ir aos jornais brasileiros, você tem de ir ao blog do presidente venezuelano.
Lá, fica-se sabendo que vai assinar um contrato com as empreiteiras brasileiras Odebrecht e Andrade Gutierrez para obras de infra-estutura e habitação no país.É um trocado: “só” mais US$ 3 bilhões, a serem pagos em petróleo.
Para não ser injusto, apenas o R7 e a revista Exame noticiaram, ontem.
Isso porque Chávez falou na TV da Venezuela. Basta assistir os primeiros minutos do vídeo para ter ideia de
Mas, nos nossos jornalões, só o que se quer é misturar uma visita – amiga e bem-vinda – com nossas novelas políticas.

Fonte: Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário