Seja bem-vindo. Hoje é

Contador único p/ IP

quinta-feira, 9 de junho de 2011

A morte do redator da lista de Schindler


Folha.com
Mieczyslaw (Mietek) Pemper, o homem que redigiu a lista de Schindler que ajudou a salvar a vida de mais de mil judeus durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), morreu na terça-feira (7) aos 91 anos, anunciou nesta quinta-feira a prefeitura da cidade alemã de Augsburgo (sul) onde vivia.
Pemper, nascido de uma família judaica da Cracóvia em 1920, vivia desde 1958 nesta cidade da Baviera que o fez cidadão de honra.
Stefan Puchner - 24.out.06/France PresseMietek Pemper, que redigiu a lista de Schindler, morre aos 91 anos na Alemanha Mietek Pemper, que redigiu a lista de Schindler, morre aos 91 anos na Alemanha
Ali foi consultor empresarial e só revelou seu passado durante o período nazista em 1993, quando saiu no cinema o filme "A Lista de Schindler", de Steven Spielberg.
Em março de 1943, prisioneiro, ficou subordinado a Amon Goth, comandante do campo de trabalho forçado de Plaszow, na Cracóvia.
Aí se relacionou com o empresário Oskar Schindler, a quem forneceu uma lista com os nomes de 1.200 judeus internados no campo e que Schindler emprgou nas fábricas de esmalte e munições, salvando-los de morte certa.
Foi a principal testemunha de acusação no julgamento de Amon Goth, em 1946.
Oskar Schindler morreu em 1974, no anonimato. Recebeu como honraria póstuma o título de Justo entre as Nações.
Fonte: Nassif

Nenhum comentário:

Postar um comentário