Seja bem-vindo. Hoje é

Contador único p/ IP

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Tempestade no deserto. Mas com ar condicionado…


Tendas climatizadas numa base americana no Iraque: bilhões de dólaresO site Europa Press publica uma curiosa reportagem, dizendo que o ar-condicionado para as tropas dos EUA no Iraque e no Afeganistão tem um custo de 20,2 bilhões de dólares por ano, cerca de 14 bilhões de euros, mais do dobro do orçamento da NASA.
A cifra, sempre absurda, passa a ser crível quando se considera uma década de guerra e centenas de milhares de soldados.
O custo seria derivado de gastos com condicionadores de ar, muitas vezes ligados a tendas individuais e do transporte de gás a partir destes dispositivos a lugares remotos, que envolve aviões, helicópteros e, sobretudo, escolta armada, segundo disse o disse o general reformado Steven Anderson à National Public Radio, dos EUA, em entrevista que você pode ouvir aqui, em inglês.
Anderson – que era o chefe da logística para o Iraque o general David Petraeus, agora comandante das forças dos EUA no Afeganistão -lembrou que, além destes custos, deve ser considerado que, para levar combustível para os geradores de eletricidade que alimentam os aparelhos, em lugares remotos do Afeganistão, a gasolina era aerotransportada a Karachi, no Paquistão, e daí enfrentava uma viagem de 800 milhas (1.300km) por estradas que, segundo ele, “eram trilhas de cabra melhoradas”.
A covardia desta querra da maior potência militar do planeta e seus recursos ilimitados contra populações miseráveis perdidas no deserto e nas montanhas não menos desérticas daquela parte do planeta é gritante até no ar que cada um respira.
O sol nasceu para todos, mas agora só esturrica os mais pobres.
Fonte: Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário