Seja bem-vindo. Hoje é

Contador único p/ IP

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Uma outra mídia é possível. E decisiva



Acabo de fazer minha intervenção no 2º Encontro de Blogueiros Progressistas, aqui em Brasília, aberto ontem pelo presidente Lula.
Procurei centrar minha fala no nosso tamanho de nosso papel na comunicação.
Não podemos considerar que já representemos um veículo de comunicação de massa. Pela limitação de acesso à internet do povo brasileiro, pelas nossas próprias limitações – afinal, os blogs são iniciativas pessoais, com parcos recursos, quase sem pessoal – e pela concorrência com os grandes portais, que usam toda a sua sinergia com os veículos de mídia controlados pelo mesmo grupo, ainda está longe o momento em que possamos dizer que os blogs são um grande veículo de informação.
Mas, destaquei, ainda assim somos fundamentais, porque acabamos por balizar o comportamento dos grandes veículos, criando limites para sua capacidade de manipulação dos fatos, porque podemos oferecer combate a ela, revelando a verdade, como aconteceu diversas vezes na campanha de Dilma. Aliás, recordei que o fenômeno do “meteorito” de papel que atingiu José Serra – um factóide que acabou desmoralizado – foi um daqueles em que a ação da blogosfera foi decisiva para desmontar a farsa.
E esta luta contra mídia  é a própria luta pela transformação de nosso país. Porque é ela, diante de todos os processos de mudanças, torna-se a principal arma do “status quo”. Se Lula representou a retomada do projeto de desenvolvimento nacional e de justiça social que se implementou no Brasil no trabalhismo de Vargas – resgate que tão bem se representou naquele momento em que ele repete o gesto de getúlio de exibir as mãos encharcadas pelo petróleo brasileio – nós representamos também a oportunidade de sermos uma barreira valente e combativa às ondas de mídia que se levantam contra este sonho.
Coloco aí em cima o vídeo de minha intervenção inicial – agora estamos no debate – gravado e solidariamente cedido pelos companheiros do Centro de Cultura da América Latina, de Porto Alegre, que está aqui no encontro com seu blog www.laintegracion.org
Fonte: Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário