Seja bem-vindo. Hoje é

Contador único p/ IP

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Que seleçãozinha é essa do Mano & Teixeira?


Ao entrar no táxi, estranhei que o motorista não estivesse ouvindo o jogo da seleção brasileira. Continuava ouvindo notícias no rádio. Nos bares e lojas da avenida Brigadeiro Luís Antonio, na região central da cidade, já havia estranhado não encontrar televisões ligadas.
Foi-se o tempo em que jogo da seleção brasileira parava a cidade, mesmo que fosse um simples amistoso, como o desta tarde de segunda-feira, contra Gana, em Londres, segundo jogo do time de Mano Menezes & Ricardo Teixeira 9 primeiro foi a derrota para a Alemanha), depois do retumbante fracasso na Copa América.
Com um jogador a mais desde o primeiro tempo, o Brasil venceu por 1 a 0 a poderosíssima seleção africana (nas três partidas anteriores, marcamos 12 gols e levamos apenas três).
Dá para entender o pouco caso com a seleção. Ao chegar em casa, vi em campo a velha camisa amarela, os calções azuis, o escudo da CBF, mas aquilo era só um fantasma dos tempos em que o Brasil impunha respeito ao menos no futebol.
Hoje somos respeitados e aplaudidos em muitas outras áreas, mas há tempos a seleção não leva  ninguém a largar o que está fazendo para ligar o rádio ou a televisão. Tem gente que já está até com saudades do Dunga.
E não é para menos. Mano Mezes pode ser mais elegante do que Dunga, muito educado, boa lábia com a imprensa, um ótimo comentarista dos próprios jogos, um gentleman. Só não consegue montar um time para poder vestir a "amarelinha" do Zagalo sem passar vexame (já caímos para o 6º lugar no ranking mundial da Fifa, com tendência de baixa).
Com seu currículo de campeão de segunda divisão, o treinador escolhido por Ricardo Teixeira, o dono da CBF, deve ter feito muita "midia trianing" e é mesmo um craque no marketing, como se pode ver nos comerciais de cerveja e nas entrevistas na televisão.
O problema é que, em mais de um ano sob o seu comando, a seleção ainda parece um catado de jogadores juntados com pressa às vésperas de cada partida para a CBF faturar uns trocados, mesmo que às custas do prestígio que vem perdendo.
Quem sabe me dizer qual é hoje o time titular da seleção brasileira de futebol? A cada convocação, Mano apresenta novas "surpresas" à torcida, que ou não conhece ou não se lembra de certos jogadores.
Desta vez, todos conheciam e se lembravam da grande "surpresa" Ronaldinho Gaúcho, o melhor em campo no jogo de ontem, só que ele estará com 34 anos na Copa do Mundo do Brasil. Ao Mano assumir o cargo, Teixeira prometeu que a seleção passaria por um processo de renovação e pediu paciência à torcida.
Parece que a paciência do próprio Teixeira já está terminando _ tanto que ele resolveu marcar amistosos contra seleções mais fracas depois dos fracassos diante dos países que hoje formam a elite do futebol mundial. Mesmo assim, o Brasil penou para não passar por outro vexame contra Gana.
Quem pode me dizer qual é o esquema tático preferido de Mano Menezes? Se ele tem algum, não contou para ninguém, nem para os jogadores. Os próprios comentaristas da TV ficaram em dúvida, já no segundo tempo, se ele colocou o time em campo num 4-3-3 clássico ou no revolucionário 4-2-3-1 que está na moda.
Também não adianta querer tirar Mano Menzes, sem saber quem assumiria o seu lugar. Muricy e Felipão já recusaram os convites de Teixeira. Luxemburgo anda tão atacado que teve um xilique no treino do Flamengo antes do jogo contra o Bahia neste final de semana só porque um jogador soltou um "pum" e todos deram risada.
Se não houver outra solução melhor, quem sabe não seria o caso de chamar Nei Franco, o competente técnico campeão mundial com a seleção sub-20. Assim, faríamos a prometida renovação, de alto a baixo. Só ficaria faltando renovar a direção da CBF.
Alguém já pensou se esta seleçãozinha tivesse que disputar as eliminatórias para a Copa do Brasil?
Com este time de Mano & Teixeira, é até melhor os estádios não ficarem prontos. O vexame possivelmente será menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário