Seja bem-vindo. Hoje é

Contador único p/ IP

domingo, 30 de maio de 2010

Você não pode ler o que os americanos lêem sobre os EUA


Deu no The New York Times, anteontem, quinta-feira, como está reproduzido aí ao lado. Mas os “jornalões” brasileiros, como acontecia nos tempos da ditadura, decidiram que você não ia ler esta notícia.
Philip Alston, o relator especial das Nações Unidas sobre execuções extrajudiciais, sumárias ou arbitrárias, disse quinta-feira que  entregará um relatório dia 2 de junho ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra, declarando que “o poder de vida ou morte” de aviões-robôs  deve ser confiado de forças armadas regulares e não às agências de inteligência, como é o caso dos “drones” guiados por controle remoto que estão realizando bombardeios no Afganistão e no Paquistão.
Ele comparou  como os militares e a CIA. respondem às alegações que os ataques mataram civis por engano. “Com o Departamento de Defesa que você tem informações , talvez não completas,  quando um bombardeio no Afeganistão vai mal”,  mas disse que quando a CIA é a responsável, não responde a nenhuma pergunta nem dá qualquer informação.
Sob as leis da guerra, os soldados dos exércitos tradicionais não podem ser processados e punidos pela morte de forças inimigas em uma batalha. Os Estados Unidos alegaram que, devido a Al Qaeda não obedecer aos requisitos estabelecidos nas Convenções de Genebra – como estar vestindo uniformes – eles não têm direito às regras. Mas os operadores dos aviões-robôs, vinculados à CIA “também não usam não usam uniformes”, diz o NYT.
Harold Koh,  conselheiro jurídico do Departamento de Estado, advertiu que  operadores de  drones da CIA poderiam, segundo os manuais militares americanos, ser considerados  criminosos de guerra. Jeh Johnson,  defensor geral do Departamento, e sua equipe acabaram por concordar com essa preocupação. Eles reformularam os manual para que os assassinatos cometidos desta forma não possam ser julgados pelos tribunais afegãos ou paquistaneses como crime de guerra ou de espionagem.
A notícia, em espanhol, está no jornal Publico, se você quiser ler.

Fonte: Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário