Seja bem-vindo. Hoje é

Contador único p/ IP

sábado, 28 de agosto de 2010

Globo repete no JN manipulação de 1989 no debate Lula x Collor e o esconde-esconde das Diretas Já

O Jornal Nacional da TV Globo é obrigado pela legislação eleitoral a dar o mesmo tempo no noticiário aos principais candidatos.

No quadro "o dia dos candidatos", se o JN dá, por exemplo, 1 minuto para cada candidato, tem escolhido "os melhores momentos de Serra" (se é que isso é possível), e escondido os melhores momentos de Dilma.

Essa foi a mesma estratégia usada pela Globo em 1989, quando editou "os melhores momentos" do debate Lula x Collor em 1989. A Globo escolheu os melhores momentos de Collor, e os piores de Lula, não refletindo a verdade do que foi o debate.

Agora está fazendo o mesmo no JN, de forma mais dissimulada, porque é só cerca de 1 minuto por dia.

Ontem, na sexta-feira, colocou os dois candidatos falando sobre a sigilo fiscal de tucanos amigos de Serra, envolvidos em escândalos de corrupção (é claro que o JN não falou dos escândalos, e sim apresentou Serra como "vítima", e colocou Dilma respondendo sobre o mesmo assunto, e ela até se saiu bem, mas a questão é a pauta).

Por que não editar pergunta sobre o resultado das pesquisas, por exemplo? Dilma estaria respondendo satisfeita, mas que não há lugar para salto alto. E Serra com cara amarrada, dizendo não comentar pesquisas.

Uma edição honesta do telejornal poderia colocar Serra falando sobre o suposto "dossiê" que ninguém viu (a pauta de Serra), e Dilma falando das pesquisas (uma pauta razoável para Dilma).

Outra coisa inexplicável é o JN não mostrar os grandes comícios de Dilma. São comícios populares, muitos com mais de 20 mil pessoas, que é notícia em qualquer lugar do mundo. Mas o JN esconde, igual escondeu os comícios das "Diretas Já". Quem assiste ao telejornal da Globo de ontem não ficou sabendo que na noite anterior houve um grande comício em Salvador (BA). Foi o maior evento de campanha de Dilma naquela data, por isso o JN não poderia ignorar.

Com tudo isso, com toda essa manipulação, as intenções de voto em Dilma só aumentam, e as de Serra só caem.

Fonte: Amigos do Presidente Lula

Nenhum comentário:

Postar um comentário