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terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Transnordestina fica pronta em outubro de 2012, garante empreiteira

or Daniel Guedes, do Blog de Jamildo

SALGUEIRO, PERNAMBUCO 
- Outubro de 2012. Esta é a data em que a Ferrovia Transnordestina ficará pronta, de acordo com a Odebrecht, empresa responsável por cerca de 95% 
das obras do empreendimento. Até agosto, último evento com o presidente Lula, até então, sabia-se apenas que a conclusão do serviço era prevista para o final de 2012. Agora a data é mais precisa. Em Pernambuco, 26,5% da terraplanagem está pronta. A Transnordestina faz a conexão entre a cidade de Elizeu Martins (PI) e os Portos de Pecém (CE) e Suape (PE). As rotas se encontram em Salgueiro (PE). Quando pronta, a ferrovia terá 1.728 quilômetros de extensão.

O projeto da ferrovia foi idealizado por Dom Pedro Segundo e as obras começaram em 2006, em Missão Velha, no Ceará. O empreendimento deveria ter sido inaugurado em 2010. O prazo foi mudado para dezembro de 2011 e, depois, para final de 2012. Dificuldades para obtenção de licença ambiental e para fazer desapropriações de imóveis no percurso do trilho justificam os atrasos. "Os problemas já foram superados. Hoje há apenas dificuldades pontuais", assegura Paulo Falcão, diretor de contratos da Odebrecht.

Em Pernambuco as obras ainda estão na etapa de terraplanagem, chamada pelos técnicos de infraestrutura. 26,5% desta fase já foram concluídos no Estado. Pernambuco tem 28 milhões de metros cúbicos de infraestrutura contratados, enquanto o Piauí tem 14 milhões de metros cúbicos. Os lotes 8 e 9, que vão de Belém de Maria a Suape, ainda não foram contratados por necessidade de ajustes em planilhas. Estes trechos ficarão sob a responsabilidade da Odebrecht.

A montagem dos trilhos e dormentes (superestrutura) deve começar em fevereiro do próximo ano. Serão utilizadoas 170 mil toneladas, o equivalente a 4.100 quilômetros de trilhos, o equivalente à distância entre as cidades de São Paulo (SP) e Manaus (AM).

Hoje a obra está no pico de contratações. 11.300 trabalhadores estão nos canteiros dos três Estados. Com a assinatura do contrato para os novos lotes, devem ser efitivadas mais 7 mil pessoas. "A tendência é ficar assim (no pico) até janeiro de 2012", diz Falcão.

Encontrar mão de obra tem sido a grande dificuldade da empreiteira. "Entre janeiro e maio, o grande desafio foi conseguir mão de obra, tanto operacional (operários), quanto estratégica (engenheiros e técnicos)", conta o diretor de contratos. A solução tem sido buscar estes profissionais em outros contratos da empresa. Há gente inclusive de outros países como Angola, Portugal e Argentina. Cerca de um terço do pessoal é de fora. A empreiteira desenvolve também um programa de treinamento, em parceria com as prefeituras e com o Senai. 4 mil profissionais já foram treinados.

A chegada de forasteiros traz outro problema para a Transnordestina: alojamento. Só em Salgueiro a Odebrecht alugou 67 imóveis. De acordo com o prefeito de Salgueiro (PE), Marcones Libório (PSB), a cidade tem hoje uma população flutuante  de 15 mil pessoas.

CUSTOS - Em 2006, quando Lula comandou solenidade em Missão Velha, a Transnordestina estava orçada em R$ 4,5 bilhões. Agora, os algarismos trocaram de posição e a obra custa R$ 5,4 bilhões. R$ 1,6 bilhão já foi executado até o momento, de acordo com o presidente da Transnordestina, Tufi Daher Filho.

De acordo com a Sudene, R$ 2,7 bilhões são do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), R$ 852 são do Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor), R$ 180 milhões são do Banco do Nordeste (BNB), R$ 164 milhões são da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., uma empresa do Ministério dos Transportes e o restante do dinheiro (R$ 2,137 bilhões) vêm de recursos próprios e de empréstimos junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).



Fonte: Jamildo

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