Seja bem-vindo. Hoje é

Contador único p/ IP

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

"Contorcionismo" do Ig: em São Paulo é blecaute, no Nordeste é apagão

Como se comporta a imprensa sem critérios jornalísticos e partidarizada, a partir de suas manchetes desiguais para situações análogas.


O IG flagrado em seu contorcionismo editorial pró-tucanos

blecaute ocorrido semana passada no Nordeste brasileiro foi logo nomeado pela imprensa como mais "apagão", uma tragédia nacional, que levantou discussão, ocas e superficiais, sobre a possibilidade de faltar energia elétrica para prover o crescimento do país, atender a copa de 2014 e as olimpíadas de 2016.
A comparação com a racionamento de energia elétrica de oito meses em 2001 que o país atravessou foi rapidamente providenciada, com a palavra de políticos que estavam no governo durante o apagão de FHC.  Quanto contorcionismo editorial para mediocrizar fatos distintos.
Hoje a tarde a cidade de São Paulo também sofreu um blecaute, imediatamente chamado de apagão e linkado a notícias referentes ao blecaute ocorrido semana passada no Nordeste.  A idéia foi, de maneira astuta (ou pouco), tornar crível que os dois acontecimentos eram de responsabilidade do governo federal.
No exato momento em que se apurou que a responsabilidade da falta de energia elétrica em São Paulo ocorreu devido a um problema em uma das subestações da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep), administrada pelo governo do estado, as chamadas mudaram e passaram a ser nomeadas como tal deveriam ser: blecaute.

Ou seja, problemas desta natureza quando de responsabilidade do governo federal éapagão.
Quando de responsabilidade do governo de São Paulo, governado pelo PSDB a 16 anos, aí é blecaute.

A meu ver as duas ocorrências foram falhas do sistema, nos sistemas de transmissão, não na geração ou na escassez de geração, tal como ocorreu em 2001 por longos e sofríveis 8 meses.
O que ocorreu nestes dias foi blecaute, em São Paulo e no Nordeste.
Mas para a imprensa no Nordeste foi apagão...

O castigo veio a galope, mas aí contorceram a matéria e livraram a cara do governador de São Paulo, que nas manchetes não se pronuncia e nem convoca reuniões de emergência para discutir o fato.  Já na cobertura do blecaute federal (ou apagão para a imprensa oposicionista) não faltaram cobranças sobre a presidenta Dilma Roussef, além de especulações sobre tensas reuniões com o ministro Lobão.

Do que adianta distorcer a realidade de maneira tão escandalosa se há quem observe tamanha "camaradagem" da imprensa com os tucanos...O portal IG que o diga, como flagrado aqui em suas "façanhas editoriais", manipuladas para ajudar um e tentar prejudicar outro.


Fonte: Palavras Diversas

Nenhum comentário:

Postar um comentário